sábado, 25 de outubro de 2008

Iconografia do Sagrado - A Arte dos Oratórios





A Maison Ana Violi traz com exclusividade a Jundiaí a exposição Iconografia do Sagrado, do artista Boulanger Santos Figueira, o Gegê.
Com uma técnica absolutamente original Gegê, usa tecidos, bordados e materiais diversos para compor obras tridimensionais que resgatam o barroco brasileiro e surpreendem pela originalidade, riqueza de detalhes, criatividade e beleza.
Fazendo uma releitura dos oratórios, originalmente usados como pequenos templos particulares, ele transcende os aspectos religiosos e lança um olhar contemporâneo sobre nossa história, resgatando a arte produzida nos primeiros 3 séculos pós-descoberta do Brasil.
Natural de Goiania, ele atuou como decorador e designer de moda em São Paulo, nos anos 80, tendo inclusive trabalhado ao lado do estilista Markito, um dos maiores nomes da moda brasileira naquele período. Hoje Gegê vive em Uberaba – MG, trabalhando como estilista e bordador e onde desenvolve suas obras quase que secretamente, em um trabalho que beira a devoção.
A empresária de moda Ana Violi foi apresentada a Gegê por amigos em comum. Ela conta que foi conhecer um talentoso bordador e acabou por decobrir um artista plástico absolutamente fantástico e, de imediato, se propôs a organizar essa exposição e trazê-lo para Jundiaí.
Gegê já expôs em Paris - em uma mostra da Secretaria de Cultura de Uberaba - mas esta é sua primeira exposição individual, com curadoria de Sandra Setti, respeitada galerista responsável pelas badaladas exposições do Hotel Hilton Morumbi e representante de artistas renomados como Adelio Sarro, Fukuda, Beatriz Bona e Claudio Tozzi.
A exposição Iconografia do Sagrado - A Arte dos Oratórios, fica na Maison Ana Violi de 28 de outubro a 28 de novembro e tem patrocínio do Grupo Sobam, da FA Oliva empreendimentos imobiliários, gráfica Lito Band, Clínica Arruda e Jornal de Jundiaí.
Fotos: Studio João Ballas

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ana, parabéns pelo espaço e pelo sucesso.
Ainda não visitei a Maison mas irei pra ver a Iconografia do Sagrado que me chamou muito a atenção.
Quem indicou foi o Marco Antonio André, sempre antenado com a cultura, não é?
Quero saber os horários de funcionamento para visitação da exposição do Gegê.
Grato, sorte.
Nando Nicioli (cantor e compositor)